top of page

O estudo da família no passado colonial ocupa um espaço importante na historiografia ibero-americana, com uma profusão de investigações que põem em evidência a complexidade das relações que caracterizam as famílias nos distintos segmentos populacionais. Tendo em conta a imensa heterogeneidade e hierarquização que caracterizam as relações entre os grupos sociais do mundo ibero-americano, este simpósio privilegiará trabalhos que abordem este universo através de distintas fontes e metodologias. Entre a infinidade de temas possíveis, este simpósio acolherá propostas que discutam as distintas formas de união: consagradas pela igreja ou consensuais, entre iguais ou desiguais do ponto-de-vista jurídico e étnico. Interessam também as análises voltadas para a discussão das relações construídas a partir do parentesco consanguíneo, espiritual e por afinidade, bem como as estratégias estabelecidas para a reprodução biológica e social dos distintos segmentos da população colonial. Espera-se, assim, propostas que tratem de famílias das mais variadas condições sociais, sejam elas livres ou escravas.

Bibliografia:


BACELLAR, C. A. P. (1997). Os senhores da terra: família e sistema sucessório entre os senhores de engenho do Oeste paulista, 1765-1855. Campinas, CMU/Unicamp.
MARCÍLIO, M. L. (2006). Caiçara: terra e população. Estudo de Demografia Histórica e da História Social de Ubatuba. São Paulo, Edusp.
MARCÍLIO, M.L. / SCOTT, A. et al. (Orgs.) (2017). História em todos os seus sentidos. Demografia Histórica e Questões Contemporâneas. Belo Horizonte: Ed. PUCMINAS.
SCOTT, A. S. V. et al. - orgs. (2014). História da Família no Brasil Meridional: temas e perspectivas. 1. ed. São Leopoldo: Oikos Editora/ Editora UNISINOS, 2014. v. 1. 360p. (Disponível em http://oikoseditora.com.br/files/Ehila2.pdf).
SCOTT, A. S.V. (2015). Entre a “curva e o “caso”: três décadas de história da família no Brasil. In: Libby, D. C. et al. (orgs). História da Família no Brasil (séculos XVIII, XIX e XX). Novas análises e perspectivas. Belo Horizonte: Fino Traço Editora, pp.21-49.
SILVA, M. B. N. (1998). História da família no Brasil colonial. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

bottom of page