top of page
Objetivos:
- Conhecer as origens e o desenvolvimento do tráfico atlântico de escravos;
- Conhecer os argumentos de obras fundamentais da Historiografia do tráfico atlântico escravista da e na África;
- Conhecer os debates sobre as consequências da mercancia de pessoas para as sociedades da África.
Justificativa:
O maior êxodo humano forçado da história, o comércio transatlântico de escravos tem sido objeto de estudos e pesquisas de um número gigantesco, e ainda crescente, de trabalhos acadêmicos. Trata-se de tema marcado por intensos debates historiográficos, cujo interesse ultrapassa os limites da academia dadas as suas repercussões para as sociedades envolvidas, consequências que constituem um dos principais aspectos discutidos entre os especialistas. O minicurso pretende apresentar uma introdução ao debate, fazendo uma síntese dos principais argumentos, cujo teor vão desde a minimização das consequências econômico-sociais do tráfico escravista em África à ênfase em seus efeitos deletérios na curta e na longa duração. Para tanto, procurará indicar o papel que os diversos agentes e instituições desempenharam no comércio de africanos forçados voltado ao Atlântico, de forma a evidenciar as relações que as distintas correntes historiográficas apontam entre a atuação de europeus, africanos e ‘mestiços’ no tráfico, de um lado, e as consequências econômico-sociais para as sociedades africanas, de outro.
Carga horária: 6h.
Plano de curso:
Sessão 1:
1. Origens do comércio transatlântico de escravos;
2. O envolvimento dos europeus e africanos na mercancia escravista;
Sessão 2:
3. Regiões e portos da África de comércio de escravos;
4. Os povos e sociedades envolvidos no tráfico;
Sessão 3:
5. As consequências da exportação de trabalhadores africanos forçados para as sociedades africanas: historiografia e debates.
Bibliografia:
HENRIQUES, Isabel de Castro; MEDINA, João. A Rota dos Escravos: Angola e a rede do comércio negreiro. Lisboa: SEGIA, 1996.
LOVEJOY, Paul. A escravidão na África: uma história de suas transformações. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
M’BOKOLO, Elikia. África negra: história e civilizações. Vol. 1: O Séc. XVIII. Lisboa: Colibri, 2007.
MILLER, Joseph C. Way of Death. Merchant Capitalism and the Angolan Slave Trade, 1780-1830. Madison, Wisconsin: University of Wisconsin, 1988.
THORNTON, John. A África e os africanos na formação do Mundo Atlântico: 1400-1800. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
bottom of page